BIOGRAFIA SUMÁRIA

      Nasceu em Jaguaquara (BA), em 15/3/1944. Filho de Álvaro Dias Veiga e Lélia de Mello Gouveia Veiga.

Desde cedo, revelou pendores para letras, música e artes plásticas.

      Formado em Magistério. Licenciado em letras (português e inglês) pela Universidade da Cidade de São Paulo. Pós-graduado em Português, latu sensu, pela Faculdade Unyleya, Rio de Janeiro, RJ. Autodidata, apaixonado pela Idioma Nacional, investe grande parte de seu tempo há mais de meio século aos estudos filológicos. Foi aluno de português e latim de Napoleão Mendes de Almeida, período de 1966 a 1970. Fez, ainda, um curso avançado de latim com o professor espanhol José Manuel Villar Serrano.

      Fundou um curso de português, redação e literatura em 1964; há, praticamente, meio século de funcionamento na cidade de Jequié e outras do estado da Bahia. Além das aulas presenciais, mantém ao longo desse tempo um curso a distância, o primeiro do Estado, atualmente aperfeiçoado com vários DVDs, sete módulos e uma gramática portuguesa de sua autoria. Em 2020, encerrou o curso de aulas orais e lançou um novo curso com videoaulas de português, interpretação e redação.

      É poeta e escritor. Faz parte de doze antologias. É autor de vinte e dois livros..

      Iniciou sua carreira bancária em 1963 no antigo Banco da Bahia S. A., posteriormente ingressou no Banco do Brasil S.A., em 1969, do qual se aposentou em 1993.

Em 10 de dezembro de 2010, recebeu o Título de Cidadão Jequieense conferido pela Câmara Municipal de Jequié (BA).

      Em 30 de novembro de 2012, foi-lhe concedida a medalha e o diploma da Ordem do Mérito Cultural Luís Cotrim, criada pela Academia de Letras de Jequié, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em prol dos interesses culturais, sociais, econômicos, políticos e humanitários de Jequié e da Bahia.

     Participou da Comissão Julgadora do concurso literário instituído pela Editora Litteris, Rio de Janeiro, Uma Viagem para Pasárgada, em 2009, que deu origem à obra com o mesmo nome.

      É membro da Academia de Letras de Jequié; da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias, Brasília (DF); da Academia de Cultura da Bahia, Salvador (BA).

      Como jornalista, colaborou no Jornal de Jequié, Labor, Sudoeste, Atual, Correio do Interior e Novos Tempos. Hoje possui uma coluna de português na revista Cotoxó.

      Foi professor de português, História do Brasil, Educação Moral e Cívica do Instituto de Educação Régis Pacheco. Lecionou redação na Escola de Jornalismo Antônio Amaral; português e literatura do Centro Educacional Ministro Spinola: em Jequié (BA).

      Depois de longa ausência, em 2003, voltou a dedicar-se a artes plásticas. Produziu diversos quadros com vários padrões estéticos (figura humana, expressionismo, impressionismo, abstracionismo).Realizou diversas exposições em Jequié. Atualmente, dedica-se à pintura hiper-realista.

      Logrou o primeiro lugar com o quadro Sapiência, no Salão Regional de Artes Visuais, no concurso instituído pela Fundação Cultural do Estado da Bahia em parceria com Secretaria  de Educação e Cultura de Jequié, dezembro/2007.

      Recebeu diversos prêmios literários em Salvador, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

      É gaitista com plano de lançar brevemente um CD.

 

Última atualização: 27/10/2020.

(73) 3526-3294

Rua Coronel Urbano Gondim, n 150, Centro. Jequié-BA CEP 45200-253

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2020 por Cursos do Professor Álvaro de Mello Veiga. Orgulhosamente criado com Wix.com